• Matéria: Química
  • Autor: thayanerosa5943
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFMS 2010)A equação abaixo ilustra a reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, muito importante para a indústria siderúrgica.C(s) + CO2(g) ↔ 2CO(g)ΔH = 174 kJ/mol de carbonoComo envolve gases, a constante de equilíbrio dessa reação pode ser expressa, como:Kp = (pCO)² / (pCO2)em que “p” é a pressão parcial do gás. A respeito desse equilíbrio, analise as proposições abaixo e assinale a(s) correta(s). (Use: Massa Molar em g/mol: C = 12).1) Na transformação de 4,8 g de carbono em CO, são consumidos 69,6 kJ.2) A soma das pressões (pCO)² com (pCO2) é igual à pressão total do sistema.4) A adição de carbono sólido não altera o equilíbrio, pois sua concentração é constante.8) Trata-se de uma reação de combustão, consequentemente de um processo exotérmico.16) A velocidade da reação direta é dada por: v = K[C].[CO2]

Respostas

respondido por: faguiarsantos
7

Olá! Espero poder ajudar!

1) Está correta pois,

12 g de C - 1 mol ⇒ 4,8 g de C = 0,4 mol

Para 1 mol de C - 174 KJ ⇒ para 0,4 mol de C - 69,6 KJ

2) Está errada - pois segundo a lei de Dalton, a pressão total seria igual a soma das pressões parciais de cada um dos gases presentes.

4) Está correta, pois atingindo o estado de equilíbrio, a reação química continua a ocorrer nos dois sentidos com a mesma velocidade e as concentrações de reagentes e produtos ficam constantes.

8) Está errada, pois a fórmula correta seria:

V = K [C] [O]²



Perguntas similares