(VUNESP 2009)Considere a reação química que está ocorrendo nas hemácias de uma pessoa.Considere que esse equilíbrio esteja deslocando-se preferencialmente para a direita. Pode-se inferir que:A) o pH sanguíneo está aumentando, indicando que essa pessoa está realizando esforço físico intensoB) a maior parte de gás carbônico presente no sangue é proveniente da quebra da glicose que ocorre no citosol das hemácias.C) essa pessoa encontra-se num ambiente com baixa concentração de oxigênio e passa a realizar fermentação láctica que produz gás carbônico baixando o pH sanguíneo.D) o aumento da acidez sanguínea é prontamente detectado pelo bulbo que aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, aumentando a frequência respiratória.E) o aumento do teor de gás carbônico no sangue é detectado por receptores químicos localizados nas paredes da veias cavas e artérias pulmonares, que enviam mensagem ao bulbo provocando aumento da frequência respiratória.
Anexos:
Respostas
respondido por:
13
Olá!
Se o deslocamento do equlibrio químico tender para a direita, a equação levará a produção de íons H+,resultando na acidifcação metabólica.
Dessa forma, esta ação levará ao bulbo (órgão do sistema nervoso responsável pelo controle respiratório) a estimular uma maior ventilação respiratória.
Isso fará com que o excesso de gás carbônico e íons H+ sejam eliminados pela expiração, de forma a proporcionar o equlibrio do pH.
Resposta, .D) o aumento da acidez sanguínea é prontamente detectado pelo bulbo que aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, aumentando a frequência respiratória.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás