(UDESC 2017/2)O ácido desoxirribonucleico (DNA) é tido como a molécula que carrega toda a informação genética de um ser vivo. O DNA é constituído por duas fitas complementares, que são compostas por um esqueleto de fosfato, desoxirribose (açúcar) e bases nitrogenadas. À estrutura em dupla fita é observada uma complementariedade entre as bases nitrogenadas, por exemplo, a guanina interage com a citosina formando um par de bases, enquanto a adenina interage com a timina.Abaixo, tem-se a ilustração da interação entre as bases guanina e citosina, com as interações intermoleculares, mostradas com pontilhados.Assinale a alternativa correta sobre a interação que ocorre entre os dois pares de bases nitrogenadas, mostradas na ilustração.A) A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que são as interações intermoleculares mais fracas que existem.B) A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que é uma classe especial das interações dipolo permanente-dipolo permanente.C) Os pontilhados representam interações do tipo forças de London, que são as mais fortes dentre as interações intermoleculares.D) As interações mostradas são do tipo íon-dipolo, que são fracas quando comparadas com as demais interações.E) Os pontilhados representam interações do tipo dipolo-induzido – dipolo induzido, que são as mais fortes dentre as interações intermoleculares.
Respostas
Resposta letra B
O exemplo apresentado corresponde a uma força dipolo permanente-dipolo permanente.
As forças moleculares são de três tipos, o dipolo induzido-dipolo induzido, as ligações de hidrogênio e o dipolo-permanente-dipolo permanente.
A força dipolo-dipolo são forças que ocorrem em moléculas polares. Essas moléculas não apresentam uma distribuição igualitária de carga pela sua superfície.
A força dipolo-dipolo corresponde numa atração existente entre uma extremidade negativa do dipolo e com extremidade positiva de outra molécula.
Resposta:
A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que é uma classe especial das interações dipolo permanente-dipolo permanente.
Explicação:
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Na molécula de DNA, o comprimento próximo dos dois pares de bases adenina-timina (A-T) e guanina-citosina (C-G) sobrepõe os anéis aromáticos das bases nitrogenadas adjacentes que estabelecem interações entre seus dipolos elétricos.