• Matéria: Química
  • Autor: VyvianCardoso4277
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFSC 2017)Funcionárias passam mal após inalar poli(metilmetacrilato)Em agosto de 2016, funcionárias da equipe de limpeza de uma empresa de Maceió precisaram de atendimento médico após limpar o chão do almoxarifado sem equipamentos de proteção individual. No local, dois vidros contendo poli(metilmetacrilato) haviam caído no chão e quebrado, liberando o líquido para o ambiente. Essa substância química é tóxica e tem causado danos irreparáveis quando utilizada em procedimentos estéticos. O poli(metilmetacrilato) – PMMA – também é conhecido como “acrílico” e pode ser obtido a partir da polimerização, sob pressão, da molécula representada como I no esquema abaixo, na presença de catalisador e sob aquecimento:Sobre o assunto, é correto afirmar que:1) o PMMA é um polímero de condensação.2) a molécula de I apresenta a função orgânica éter.4) a nomenclatura IUPAC de I é 2-metilprop-2-enoato de metila.8) a molécula de I é o monômero do PMMA.16) a molécula de I apresenta isomeria geométrica.32) o catalisador, a pressão e o aquecimento influenciam a velocidade da reação de formação do PMMA.64) o PMMA apresenta o radical metil ligado a um átomo de carbono insaturado.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
9

Olá,

O polimetilmetacrilato, também conhecido como PMMA ou acrílico, trata-se de um material termoplástico que apresenta rigidez, atualmente é um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com o uso extremamente diversificado e adaptável. A respeito desse polímero, é correto o que se afirma em:

4) Para a União Internacional de Química Pura e Aplicada a nomenclatura da figura I é 2-metilprop-2-enoato de metila.

8) Monômero do PMMA é a molécula da estrutura presente em I.

32) A velocidade de formação e de reação do PMMA podem alterar-se em função da pressão, do aquecimento ou do catalisador.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares