(UFSC 2016)Adoçantes fazem realmente mal à saúde?O aspartame é provavelmente o adoçante artificial mais conhecido e também o mais criticado mundialmente. É produzido a partir dos aminoácidos ácido aspártico e fenilalanina. Alguns estudos científicos recentes sugerem que o aumento de alguns tipos de câncer pode estar associado ao consumo excessivo deste adoçante. Por outro lado, pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos concluíram que o consumo de aspartame na quantidade de 40 mg por cada quilograma de massa corporal do indivíduo é seguro.Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 18 ago. 2015.Informações adicionais:No Brasil, sugere-se que a ingestão diária máxima de aspartame seja de 10 gotas/kg de massa corporal para os produtos comercializados na forma líquida, de modo a não ultrapassar a ingestão diária aceitável de 40 mg/kg de massa corporal.Considere que cada gota de adoçante contém 4,0 mg de aspartame e que para adoçar uma xícara de café seja necessário adicionar 21 gotas de adoçante.Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:1) a nomenclatura IUPAC do ácido aspártico é ácido 3-amino propanoico.2) a nomenclatura IUPAC da fenilalanina é ácido 2-amino-3-fenilpropanoico.4) um indivíduo de 50 kg que ingerir, em um dia, quinze xícaras de café com adoçante contendo aspartame nas condições descritas no enunciado terá ingerido uma quantidade maior do adoçante artificial do que a aceitável.8) as moléculas de ácido aspártico e de fenilalanina apresentam as funções orgânicas amida e ácido carboxílico.16) a molécula de aspartame apresenta dois átomos de carbono assimétricos.32) a molécula de fenilalanina apresenta um par de enantiômeros.64) a molécula de ácido aspártico possui dois pares de diastereoisômeros.
Anexos:
Respostas
respondido por:
8
Olá,
Sobre o aspartame, o adoçante produzido artificialmente mais utilizado e conhecido em todo o mundo, podemos afirmar que são verdadeiras apenas as seguintes afirmações:
2) UIPAC é a União Internacional de Química Pura e Aplicada, em tradução livre. Para UIPAC, a nomeclatura fenilalanina usada é ácido 2-amino-3-fenilpropanoico.
16) Ao analisarmos o esquema do aspartame, percebemos que sua molécula possui assimetria em seus dois átomos de carbono.
32) Já na molécula da fenilalanina é possível constatar a presença de um um par de enantiômeros.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás