(UFRGS 2016)A produção de café descafeinado consiste em retirar a cafeína, sem alterar muito o sabor original do café. Existem diferentes processos para a descafeinação.Abaixo são apresentadas 2 situações sobre um desses processos.1 - O processo consiste em utilizar um banho de solvente, como por exemplo o acetato de etila, que dissolve bem a cafeína e dissolve muito pouco os outros componentes do café.2 - O solvente utilizado em 1 é retirado através de evaporação.Assinale a alternativa que indica as propriedades que fundamentam, respectivamente, as situações 1 e 2.A) Pressão osmótica, ponto de ebuliçãoB) Solubilidade, ponto de ebuliçãoC) Dissolução, solubilidadeD) Saturação, pressão osmóticaE) Ponto de ebulição, pressão osmótica
Respostas
Olá
Quando se utiliza um processo onde o café recebe um banho de solvente, chamamos tal processo de solubilidade. Cafeína pode ser dissolvida em boa quantidade, por exemplo, com o uso de acetato de etila, sem que as outras propriedades do café sejam dissolvidas em grandes quantidades.
Já em 2, quando o solvente é retirado através da evaporação, chamamos esse processo de ebulição: assim temos ambos, a solubilidade e a ebulição.
Por isso correta a Alternativa B.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra B - Solubilidade, ponto de ebulição
Explicação:
A 2ª alternativa está correta.
Em 1 ocorre a dissolução fracionada, devido a solubilidade apenas a cafeína é dissolvida e os outros componentes não.
Em 2 a separação ocorre por destilação onde o ponto de ebulição da parte líquida é menor que os demais componentes possibilitando a separação.
Fonte: AgoraVaiENEM2020