46■'Examinada, pois, nesse contexto, a colonização do Novo Mundo na Época Moderna apresenta-se como peça de um sistema, instrumento da acumulação primitiva da época do capitalismo mercantil (...) Completa-se, entrementes, a conotação do sentido profundo da colonização: comerciale capitalista, isto é, elemento constitutivo no processo de formação do capitalismo moderno.'’NOVAIS, F. A. Portugale Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). V ed, SãoPaulo: Editora Hucitec, 2001, p. 70.A respeito da colonização da América, é correto afirmar:A Estabeleceu-se com o propósito de reproduzir as características sociais, económicas e culturais da Europa, onde transcorria o processo de instauração do capitalismo.B Desencadeou a crise do sistema feudal e permitiu a implementação de relações sociais capitalistas nas vilas e povoados do continente americano.C Garantiu o fluxo de riquezas para os Estados europeus decorrente da produção colonial, da extração de metais e pedras preciosas e da comercialização de africanos escravizados.D Foi semelhante a outros modelos de colonização ocorridos em outros períodos, como as colônias estabelecidas ao longo do Mediterrâneo por gregos e romanos na Antiguidade.E Teve suas práticas e ideias económicas alicerçadas nas doutrinas liberais responsáveis pela introdução e desenvolvimento do mercado mundial no início da Época Moderna.
Anexos:
Respostas
respondido por:
15
A colonização no Novo Mundo se deu ainda antes do estabelecimento do capitalismo, sendo uma iniciativa marcada ainda pelas máximas do mercantilismo.
Nem sempre o objetivo foi criar por aqui sociedades que emulassem as sociedades europeias, pois houve também o estabelecimento de colônias de exploração, que tinham como único objetivo o envio de excedentes agrícolas, impostos e taxas e riquezas criadas pelo mercado colonial, assim como pelo tráfico de escravos trazidos da África.
É correta a alternativa C.
respondido por:
0
Resposta:
oi
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás