Respostas
Futsal – A Quadra de Jogo
Assim como no futebol de campo, a quadra de jogo idealizada para o jogo de futsal deve ter uma forma retangular. Enquanto que o comprimento desta quadra deverá medir de 25 a 42 metros, respeitando as normas impostas. A largura da quadra, por sua vez, deverá medir de 15 a 22 metros no máximo.
Já em competições internacionais, as medidas adotadas deverão ser as seguintes: o comprimento deverá medir entre 38 e 42, enquanto que a largura da quadra deverá estar na casa de 18 a 22 metros.
Outra atribuição referente a quadra de jogo para o futsal sugere que as linhas de marcação do plano de jogo sejam bastante visíveis e com a largura de 8 centímetros.
• Futsal – A Bola
A primeira regra que tange a bola em si é a de que ela só pode alterada durante uma partida sob a averiguação do árbitro da partida.
Quanto a saída de jogo, o jogador encarregado de dar o pontapé inicial deve dar um passe em direção ao lado contrário da quadra. Os adversários devem permanecer a 3 metros da bola de jogo – e não podem invadir o lado oposto da quadra até a bola ser tocada.
A bola é considerada fora do jogo nos instantes em que a ultrapassa a linha de fundo, as linhas laterais ou quando tocar o teto da quadra.
Quanto ao goleiro, a ideia é executar o arremesso quando a bola ultrapassar a sua linha de fundo. Tem quatro segundos para isso.
• Futsal – Jogadores e Substituições
O número de jogadores indicado para ambas as equipes na quadra é o de cinco jogadores – sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Além disso, o banco de reservas deverá ser composto por, no máximo, sete jogadores suplentes.
Uma característica bastante peculiar do futebol de salão refere-se a questão de substituições (alterações de jogadores) na quadra. Acontece que essas trocas de atletas são indeterminadas, não havendo nenhum tipo de limite de alterações. Outro idiossincrasia é a de que o jogo não precisa ser paralisado para que a mudança seja efetivada. Apenas a mudança do goleiro precisa ser previamente indicada ao árbitro da partida.
As alterações obrigatoriamente deverão ser realizadas numa região corresponde e próxima ao banco de reservas – o que impede que o atleta entre pela linha de fundo, por exemplo.
• Futsal – Uniformes
O traje dos atletas, bem como acontece no futebol de campo, deverá ser o seguinte: camisa (manga curta ou comprida), calção, meia de cano longo e chuteira. Outro elemento obrigatório é a caneleira – que deverá estar coberta pelo meião. Além disto, o capitão deverá utilizar uma faixa no braço que o identifique o líder da equipe. O goleiro, obrigatoriamente, deverá usar uma camisa de cor diferente da dos demais jogadores. E ainda há a prerrogativa de usar uma calça, caso seja a sua preferência.
O árbitro deverá seguir o mesmo padrão, com a indicação de que use uma camisa de cor diferente das camisas das equipes. Isto fica a cargo da confederação. Na camisa, deverá haver o distintivo da entidade pela qual atua.
• Futsal – Diferentes Funções
O árbitro da partida deverá ser o grande intermediador da partida. Deve dominar todas as normas, funcionando como um fator dissonância do resumo das regras do futsal para que os atletas compreendam o andamento da partida. Já o árbitro auxiliar possui a incumbência de dar suporte ao árbitro principal da partida tendo a permissão de, por exemplo, sinalizar algum tipo de infração no jogo.
O cronometrista, por sua vez, terá a função de analisar o andamento do jogo e de controlar, por exemplo, os dois minutos recomendados para a expulsão de um jogador. Enquanto que o anotador terá a função de controlar todas as infrações, gols e demais atribuições que cercam a sua função no jogo.
Olá!
As dez regras básicas do jogo de futsal são:
1) Se um atleta da mesma equipe no ato de cobrar uma falta atrasar a bola e ela entrar no gol, este não será válido e um arremesso de canto a favor da equipe adversária deverá ser cobrado.
2) Quando expulso da partida, o atleta não deve ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma.
3) Na marcação de pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, movimentando-se exclusivamente sobre ela.
4) A bola estará fora de jogo quando sair completamente pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
5) Quando o goleiro demorar no arremesso de metas, tiro livre indireto será concedido para a equipe adversária.
6) No tiro lateral, quando o atleta jogar a bola contra a meta adversária e a bola entrar tendo tocando em algum jogador, será gol.
7) No ato do arremesso lateral a bola precisa estar no solo sobre ou junto a linha lateral.
8) No escanteio se um atleta jogar a bola contra a sua própria meta e a bola passar, será gol.
9) Proibido agredir o adversário e nem tampouco os atletas do mesmo time.
10) Não pode tocar a bola com a mão