Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ser humano não vive só de racionalidade e de instrumentos; gasta-se, dá-se, entrega-se nas danças, transes, mitos, magias, ritos; crê nas virtudes do sacrifício; vive o suficiente para preparar a sua outra vida, além da morte. As atividades do jogo, de festa, de rito, não são simples distrações para se recuperar com vistas à vida prática ou do trabalho. [...] o ser humano vive sua vida de alternância de prosa e de poesia, em que a privação de poesia é tão fatal quanto a privação de pão.
(MORIN, Edgar. O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003, p. 141)
Conforme o texto, é CORRETO inferir que:
I a racionalidade deve estar acima das manifestações da sensibilidade sob pena de não se poderem produzir os instrumentos necessários à vida humana.
II o caminho que leva ao que existe para ser pensado parte somente da racionalidade: a sensibilidade e o lúdico possuem função meramente distrativa.
III a produção racional de instrumentos é necessária, mas não suficiente; o ser humano carece da arte como forma de expressão da existência.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
III, somente.
II e III.
I, somente.
II, somente.
Respostas
respondido por:
13
III, SOMENTE
O texto, fazendo uma breve explicação, diz, logo no primeiro verso que o ser humano não vive só de racionalidade e instrumentos e isso já responderia a questão. Esse texto é um ótimo exemplo do pensamento romântico do séc. XIX
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás