Respostas
Oi!
A sua questão trata de Decaimento Radioativo.
O decaimento radioativo acontece quando o núcleo de um átomo está muito instável, devido ao seu excesso de prótons. Como os prótons são carregados positivamente, eles começam a se repelir dentro do núcleo. Esse átomo, então, emite partículas na tentativa de se tornar mais estável.
O seu exercício é um exemplo de decaimento radiotivo. O urânio (U), com massa 235, possui uma quantidade grande de prótons em seu núcleo, o que o torna instável. Então, para se tornar mais estável, ele emite um elemento X, e se torna o elemento tório (Th). Escrevendo de outra forma, temos que U = Th + X, ou então, U - Th = X.
Para descobrirmos qual o elemento que foi emitido, temos que analisar o número atômico e o número de massa dos elementos U e Th.
Segundo o enunciado da questão, o U tem número atômico 92 e número de massa 235. Depois da emissão do elemento X, o U se transforma em Th, que possui número atômico 90 e número de massa 231. A partir desses dados, podemos calcular o número atômico e o número de massa do elemento X, subtraindo os valores do elemento U dos valores do elemento Th, dessa forma: U - Th = X
- Número atômico: 92 - 90 = 2
- Número de massa: 235 - 231 = 4
Então, temos que o elemento X possui número atômico 2 e número de massa 4. Agora, consultando a tabela periódica, temos que o elemento hélio (He) possui número atômico 2 e número de massa 4. Portanto, o elemento X é na verdade o elemento He.
Espero ter te ajudado!
Abraços!