(ENADE, 2016) Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência. Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro.Orgulho para os brasileiros. *
Respostas
Bom dia,
I. O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
Alternativa Falsa! Segundo a LDB um esporte inclusivo precisa muito mais do que apenas a orientação específica para cada deficiência, o esporte no caso precisaria se adaptar as condições do deficiente, buscando uma estratégia adequada para a participação da pessoa com deficiência.
II. Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência.
Alternativa Verdadeira! Torna-se necessário estipular metas, pois o professor de educação física, deverá avaliar as atividades, o que significa que as metas nos servem como modo de avaliação.
III. A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
Alternativa Falsa. Anteriormente a instauração da LDB, o esporte paraolímpico já era praticado, inclusive Trischa Zorn foi a primeira nadadora deficiente.
GABARITO FINAL: F, V, V.
I E II apenas é a melhor resposta conferi diretamente pelo gabarito do ENADE