Respostas
Briófitas: por serem avasculares (não possuírem vasos), são extremamente dependentes da água, ou seja, o ambiente ideal para elas são lugares úmidos, como pântanos e rochas próximas á rios.
Pteridófitas: são vasculares, então não dependem tanto da água como as briófitas, mas ainda dependem da água para a reprodução. Ambientes não tão úmidos, mas que forneçam água à planta é o essencial.
Gimnospermas: tem reprodução sexuada auxiliada pelo vento, que espalha os grãos de pólen até o estróbilo feminino. Ambientes em que haja espaço e vento suficiente para essa plantas que geralmente são de grande porte é o ideal.
Angiospermas: Essas são as menos dependentes de água. Algumas especies de angiospermas podem ser hermafroditas. Na reprodução sexuada, o pólen coletado da antera por insetos e mamíferos que se atraem pela beleza das flores (angiospermas produzem flores) são levados até o estigma que é como o útero da planta. Ou seja, essas especies precisam de locais com polinizadores (borboletas, abelhas, morcegos etc).