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Na realidade não há semelhança e sim contradição.
Para Heráclito o mundo explica-se não apesar das mudanças de seus aspectos, muitas vezes contraditórios, mas exatamente por causa dessas mudanças e contradições. Por isso, em um de seus fragmentos, diz:" O combate é de todas as coisas o pai, de todas o rei". Em outras palavras, todas as coisas opõem-se umas às outras, e dessa tensão resulta a unidade do mundo.
Já para Parmênides, ao contrário de Heráclito, procura eliminar tudo o que seja variável e contraditório. Se uma coisa existe, ela é esta coisa e não pode ser outra, muito menos o seu contrário. Uma árvore é uma árvore , o Sol é o Sol, o homem é o homem, o que é é oque é. O pensamento de Parmênides inaugura a metafísica (por não se contentar com a aparência das coisas e buscar-lhe a essência) e a lógica ( o princípio da não contradição existente no ser, que é, e no não-ser, que não é
Para Heráclito o mundo explica-se não apesar das mudanças de seus aspectos, muitas vezes contraditórios, mas exatamente por causa dessas mudanças e contradições. Por isso, em um de seus fragmentos, diz:" O combate é de todas as coisas o pai, de todas o rei". Em outras palavras, todas as coisas opõem-se umas às outras, e dessa tensão resulta a unidade do mundo.
Já para Parmênides, ao contrário de Heráclito, procura eliminar tudo o que seja variável e contraditório. Se uma coisa existe, ela é esta coisa e não pode ser outra, muito menos o seu contrário. Uma árvore é uma árvore , o Sol é o Sol, o homem é o homem, o que é é oque é. O pensamento de Parmênides inaugura a metafísica (por não se contentar com a aparência das coisas e buscar-lhe a essência) e a lógica ( o princípio da não contradição existente no ser, que é, e no não-ser, que não é
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