Explique as razões pelos quais os cafeicultores optaram por mão de obra por imigrantes europeus?
Respostas
Os cafeicultores tiveram que optar pela mão de obra remunerada de imigrantes por dois motivos:
A Inglaterra estava passando pela 2ª Revolução industrial, e para ela, era de suma importância a abolição da escravidão. Não por um fator de bondade, mas para explanar seus ideais capitalistas para o mundo todo. Dado tal fato, ela decidiu através do "Bill Aberdeen", policiar o oceano atlântico com sua marinha em busca de navios negreiros para libertar todos os escravos que ali estavam. O Brasil foi o principal afetado por essa medida, pois requisitava mão de obra para suas lavouras de café.
O problema é que o D. Pedro II, durante seu período de governo, foi implementando aos poucos o processo de abolição da escravidão no Brasil, como a promulgação das leis do ventre livre e sexagenário, fato que desagradou ainda mais a elite cafeicultora paulista da época.
Sem poder trazer mais escravos para o Brasil, e sem poder controlar as revoltas e leis pró-abolicionistas do 2º reinado, os cafeicultores tiveram que recorrer à mão de obra assalariada dos imigrantes (não se iluda, o salário era extremamente baixo, aliás, no fim das contas os cafeicultores até que gostaram, pois pagar um imigrante era bem mais barato do que bancar um escravo).