quais são os fatores de ordem natural e social que desencadeiam o fenômeno da inversão térmica? e como ocorre este fenômeno
Respostas
Os fatores específicos: baixa umidade do ar, noites longas, baixas temperaturas, pouco vento e poluentes lançados pelo homem na atmosfera.
baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.
A inversão térmica manifesta-se quando o ar quente retido nas altitudes impede a elevação do ar frio que por ser mais denso e pesado encontra dificuldades ainda maiores para subir. Esse processo ainda faz com que os poluentes lançados na atmosfera permaneçam retidos nela juntamente com o ar frio.
Tal fenômeno pode ocorrer em qualquer parte do planeta, mas tende a acontecer com mais facilidade em regiões onde o solo recebe mais calor durante o dia e perde mais calor durante a noite.
O problema da inversão térmica é que quando ela está associada a altas concentrações de poluentes, pode provocar ou agravar problemas de saúde, principalmente respiratórios.
Resposta:
Ocorre, geralmente, em grandes aglomerações urbanas industriais localizadas em área de depressão e cercadas por serras ou montanhas. Ela consiste no aprisionamento repentino de uma camada de ar frio por uma camada de ar quente, o que impede a dispersão dos poluentes lançados na atmosfera pelos veículos e indústrias.
Espero ter ajudado!