A Antropologia tem como um dos temas centrais para reflexão sobre as relações sociais a análise da relação natureza/cultura. Considere as afirmações baixo sobre o tema:
Respostas
Olá, amigo(a)!
Acho que as alternativas da questão não estão completas. Acontece! Pesquisei e aqui estão:
I - A relação natureza/cultura forneceu instrumentos analíticos e fundamentos teóricos para pesquisas tanto em vertentes materialistas quanto simbólicas.
II – Para as vertentes materialistas, as instituições sociais e certos elementos culturais seriam respostas adaptativas em relação a aspectos genéticos e a determinações ambientais.
III - Para a vertente simbólica a natureza é pensada como um domínio resultante de operações e distinções conceituais, relacionados a valores e significados socialmente construídos.
IV – As vertentes simbólicas e materialistas não se diferenciam de forma significativa na Antropologia, para ambas as instituições sociais são sempre determinadas pelo meio ambiente natural.
Assinale a resposta correta:
Alternativas: a) Estão corretas somente as afirmações I e II.
b) Estão corretas somente as afirmações I e III.
c) Estão corretas somente as afirmações II e IV.
d) Estão corretas somente as afirmações III e IV.
e) Estão corretas somente as afirmações I, II e III.
As alternativas I e III estão corretas.
Quando falamos no pensamento antropológico, estamos nos referindo ao estudo das relações entre o homem e a natureza. E isso auxiliou bastante as perspectivas materialistas e simbólicas, uma vez que estabeleceram-se os subsídios para analisar de que forma o homem e matéria se relacionam.
A vertente simbólica procura entender as construções conceituais, os valores e significados sociais com relação à natureza. Por isso, a natureza sempre é pensada conforme esses conceitos e definições simbólicos.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
AV1
1E 2A 3B 4B 5C
AV2
1C 2B 3B 4D 5D