Administração de Portifólio versus Riscos
Os brasileiros de forma geral tem tabus com relação a realizar investimentos na bolsa de valores. É possível, que isso se aconteça pela falta de conhecimento sobre o funcionamento do mercado de capitais. Muitos pensam que a bolsa de valores é um local para apostadores, em que os indivíduos saem por vezes falidos, mas na realidade não é bem assim que funciona. Para atuar na bolsa de valores e ter uma rentabilidade sólida, será preciso muita dedicação e persistência. A não ser que você tenha muita sorte ou arrisque muito, poderá ficar rico rapidamente. Embora que arriscar muito pode te levar ao fracasso. Neste sentido, para ser bem sucedido no mercado financeiro é importante entender que sempre vão existir momentos bons e ruins.
Diante disso, descreva quais os passos para montar uma carteira de ações de forma a obter uma melhor rentabilidade com o menor risco.
Respostas
Bom dia,
No momento de investir no mercado de capitais os diversos tipos de investidores apresentam sensibilidade diferenciada aos riscos da aplicação. Há investidores mais conservadores que preferem um risco menor, mesmo que signifique um retorno menor, por outro lado, existem os investidores mais agressivos que são menos sensíveis à riscos, apostam mais alto visando um retorno maior e, por fim, existem os mais moderados que nem são tão conservadores quanto a primeira categoria e nem tão agressivo quanto à segunda.
O que esses três tipos de investidores tem em comum é a busca por melhor rentabilidade ao menor risco possível e na hora de montar seu portfólio, ou carteira de ações, é fundamental ter um conhecimento amplo do investimento a ser feito, alem de procurar maneiras que, de certa forma, diminuam o risco de perda, como diversificação da carteira de investimentos, contratação de seguros, serviços de consultoria, entre outros. Assim, podendo aumentar sua percepção de retorno e diminuir, mesmo que um pouco, o seu risco.