• Matéria: Sociologia
  • Autor: brunatoopbmjpz
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma das características do Brasil é a persistência de elevados níveis de desigualdade social ao longo de sua história. Essa desigualdade manifesta-se de várias formas e estrutura boa parte das relações sociais no país. Em decorrência, o tema da desigualdade social é bastante debatido pelos cientistas sociais. Acerca desse tema, analise as proposições:



I- A divisão da sociedade entre ricos e pobres é sinal da existência de uma estrutura que, ao longo do tempo, vem, de forma rápida, invertendo essa divisão por causa do enriquecimento geral da população, sendo que na atualidade, podemos dizer que a miséria foi erradicada no país.



II- Uma das grandes causas da desigualdade no Brasil seria a marginalização do negro na sociedade após a abolição da escravidão. Uma imensa massa de pessoas ficou desamparada de recursos e políticas públicas ao longo do tempo.

III- A nossa herança política pautada no coronelismo e clientelismo é uma das causas da desigualdade, uma vez que não desenvolveu a consciência politica e a cobrança por legítimas políticas públicas.

IV- A desigualdade social envolve aspectos como fome, violência, opressão, falta de oportunidade, ausência de políticas públicas, entre outras. Por isso, mesmo com recentes melhoras nos níveis de distribuição de renda, o Brasil ainda se encontra entre os países que apresentam elevados níveis de desigualdade.



Podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Somente as proposições I e III estão corretas;
b. Somente as proposições II, III e IV estão corretas;
c. Somente as proposições I e II e IV estão corretas;
d. Somente as proposições II e III estão corretas;

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
1

Bom dia!

I- A divisão da sociedade entre ricos e pobres é sinal da existência de uma estrutura que, ao longo do tempo, vem, de forma rápida, invertendo essa divisão por causa do enriquecimento geral da população, sendo que na atualidade, podemos dizer que a miséria foi erradicada no país. Falsa, vivemos em um modo de sociedade capitalista, onde aquele que tem mais poder enriquece às custas do trabalho do resto da sociedade, neste sentido, a sociedade não enriquece, apenas quem possui o poder.

II- Uma das grandes causas da desigualdade no Brasil seria a marginalização do negro na sociedade após a abolição da escravidão. Uma imensa massa de pessoas ficou desamparada de recursos e políticas públicas ao longo do tempo. Verdadeira, se por uma lado a abolição da escravatura libertou o negro da dor, não o livrou da opressão, da pobreza, do preconceito e do descaso.

III- A nossa herança política pautada no coronelismo e clientelismo é uma das causas da desigualdade, uma vez que não desenvolveu a consciência politica e a cobrança por legítimas políticas públicas. Verdadeira, trata-se de histórico sistema onde houve um retrocesso no amadurecimento da população no sentido político.

IV- A desigualdade social envolve aspectos como fome, violência, opressão, falta de oportunidade, ausência de políticas públicas, entre outras. Por isso, mesmo com recentes melhoras nos níveis de distribuição de renda, o Brasil ainda se encontra entre os países que apresentam elevados níveis de desigualdade. Verdadeira, a questão social apresenta todas estas características, que de forma histórica tem afetado toda a sociedade.

respondido por: cantorgilmardovalle
0

Resposta:

Somente as proposições II, III e IV estão corretas;

Explicação:

Perguntas similares