Respostas
É objetivo de uma metodologia definir de forma clara “quem” faz “o que”, “quando”, “como”, e até mesmo “onde”, para todos os que estejam envolvidos diretamente ou não com o desenvolvimento de software. Deve definir também qual o papel dos técnicos, dos usuários, e o da administração da empresa no processo de desenvolvimento. Com isso, evita-se a situação a qual o conhecimento sobre o sistema é de poucos, comumente apelidados, de “os donos do sistema”. Além disso, deve instruir um conjunto de padrões preestabelecidos, de modo a ser evitar a subjetividade na abordagem, a fim de garantir fácil integração entre os sistemas desenvolvidos. Com isso, o uso de uma metodologia possibilita:
Ao gerente: controlar o projeto de desenvolvimento de software mantendo o rumo do projeto sobre controle para que não haja desvios de planejamentos de custos e prazos, que, se negligenciados ou mal conduzidos, podem por em risco o sucesso do projeto.
Ao desenvolvedor: obter a base para produzir de maneira eficiente, software de qualidade que satisfaça os requisitos estabelecidos.
Muitas vezes, o uso de uma metodologia é encarado como cerceamento da criatividade dos técnicos, ou como, acréscimo de burocracia, leia-se documentações, por muitos tidos como desnecessário a construção de software. Uma metodologia não deve limitar a criatividade profissional, mas deve ser um instrumento que determine um planejamento sistemático, que harmonize e coordena as áreas envolvidas. O que limita a criatividade não é a metodologia, mas os requisitos de qualidade e produtividade de um projeto.
Como uma metodologia é um conjunto de métodos, convém definir o que é um método e qual o seu objetivo.
Um método é abordagem técnica passo a passo para realizar uma ou mais tarefas indicadas na metodologia. Ou seja, é (são) o(s) procedimento(s) necessário(s) a ser (em) adotado(s) para atingir um objetivo. Já uma técnica, pode ser compreendida como sendo um modo apropriado de se investigar sistematicamente um universo de interesse ou domínio do problema. Para tanto, utiliza-se de uma notação. Como exemplo de técnica, temos: Análise estruturada, Análise Essencial, Projeto Estruturado, Análise Orientada a Objetos.
A escolha de uma metodologia a ser utilizada no desenvolvimento, deve ser realizada com base na natureza do projeto e do produto a ser desenvolvido, dos métodos e ferramentas a serem utilizadas e dos controles e produtos intermediários desejados.
Conclusões
O uso de metodologia, mesmo que ainda não fortemente sedimentada, no desenvolvimento de software é de extrema importância, para que o sistema construído atenda as necessidades dos interessados, com um mínimo de qualidade.