As relações entre identidade, cultura e consumo são permeadas tanto por aspectos individuais quanto coletivos, de modo que a vida em sociedade, especialmente em um período econômico globalizado, se caracteriza, por vezes, até mesmo em diferenciar indivíduo e coletividade.

FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola; SILVA, Patrícia Rodrigues da; BERNARDO, Patrícia. Ciências Sociais. Maringá, PR: UniCesumar, 2017. (adaptado)

Diante dessa contexto e em conformidade com o conteúdo abordado por Franco, Silva e Bernardo (2017), assinale a alternativa que apresente a denominação atribuída à perspectiva analítica que define um indivíduo pelas atribuições a ele conferidas pelos demais membros da sociedade:

Alternativas
Alternativa 1:
Identidade social.

Alternativa 2:
Identidade visual.

Alternativa 3:
Identidade cultural.

Alternativa 4:
Identidade material.

Alternativa 5:
Identidade de consumo.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
40

A identidade é uma parte fundamental na construção daquilo que de fato realmente somos, sendo um fenômeno tanto subjetivo (o indivíduo dá a si mesmo uma série de identidades, aproximando-se de um grupo e afastando-se de outros) quanto relacional, de modo que o sujeito é identificado pelos outros fazendo relação com os outros membros de sua própria sociedade.

A identidade que é conferida ao indivíduo não por ele mesmo e nem pela estrutura social, mas pelos outros membros de sua sociedade é a identidade social, que se relaciona diretamente com critérios de classe e inclusão ou exclusão do exercício do poder político.

É correta a alternativa 1.

respondido por: edufaria01cfaltonia
2

Resposta:  Alternativa 1:

Identidade social.

Perguntas similares