A Administração Pública exerce suas funções por meio de seus agentes, órgãos, entes e atividades públicas, garantindo a direta e imediata realização plena dos fins alçados pelo Estado. A Administração Pública sempre será exercida em harmonia com os princípios que regem o Direito Administrativo [...].
Sabedoria política. Administração pública. Disponível em:. Acesso em: 11 jul. 2018.
O texto citado trata da harmonia existente entre administração pública e os princípios. Avalie as afirmações a seguir quanto aos princípios que estão sendo tratados:
I- Legalidade e impessoalidade.
II- Moralidade, publicidade e eficiência.
III- Anterioridade e culpabilidade.
IV- Irretroatividade e intervenção mínima.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Olá, como vai?
A administração pública é composta pelo governo e seus agentes administrativos e constitui-se de normas, leis e funções para organizar a administração do Estado, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Legalidade: qualquer ato da Administração Pública somente terá validade se respaldado em lei.
Impessoalidade: a administração deve ser impessoal, não importando a pessoa interessada, sem favorecimento particular ou pessoal.
Moralidade: toda atividade deve obedecer não só à lei, mas também à moral. Quem objetivar algum tipo de vantagem patrimonial indevida, estará praticando ato de improbidade administrativa.
Publicidade: todos os atos da Administração Pública devem ser publicados, ou seja, transparentes, nenhum ato administrativo pode ser sigiloso.
Eficiência: busca resultados e em atender os interesses públicos com maior eficiência.
Resposta correta:
Alternativa 1: I e II, apenas.