No dia 13 de maio de 2018 aconteceu, pela última rodada da Liga Russa de Futebol, a partida entre o Zenit da cidade de São Petersburgo e o SKA Khabarovsk, da cidade de Khabarovsk. O confronto entre as duas equipes foi muito noticiado devido à grande distância percorrida para a realização do jogo, cerca de 8.700 quilômetros.Dmitri e sua filha Rayssa, dois grandes fãs do SKA Khabarovsk, foram acompanhar a partida. No entanto, o medo de viagens de avião de Dmitri fez com que o pai e a filha se deslocassem de carro.Sabendo que o jogo ocorreu às 11 horas no horário de São Petersburgo (fuso +3 GMT) e a partir da imagem obtida através do GPS presente no carro, em qual dia e horário Dmitri e Rayssa saíram de Khabarovsk (fuso +10 GMT), sabendo também que eles chegaram no estádio do Zenit com uma hora de antecedência ao início da partida?
Respostas
Olá bom dia...
Sabemos a partir do problema que temos 3 informações importantes:
1ª) O horário no meridiano central de Greenwich é 8:00 hrs
2ª) O horário em São Petersburgo é 11:00 hrs
3ª) O horário em Khabarovsk é 18:00 hrs
Sendo que todos esses horários são do dia 13/05/2018.
Após termos discretizado o problema, sabemos que para percorrer os 8.700 km que separam as duas cidades, Dmitri e sua filha Rayssa levaram 8 horas de carro considerando que eles chegaram ao estádio com 1 hora de antecedência.
Com isso para eles chegarem exatamente às 10:00 hrs do mesmo dia eles precisam sair às 10:00 hrs no horário de Khabarovsk e em São Petersburgo será 2:00 hrs da madrugada. Pois durante o percurso, a cada 1 hora de acréscimo no fuso horário, equivalerá a eles terem percorrido 1 hora de carro contra o fuso, visto que eles estarão percorrendo o caminho oposto ao aumento do fuso, dessa forma a diferença será sempre 0 e eles estarão com relógio marcando sempre 10:00 hrs.
Espero ter ajudado..:>)