• Matéria: História
  • Autor: marcelamattos
  • Perguntado 9 anos atrás

a republica brasileira foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca,num golpe liderado pelos militares. Cite os grupos sociais que apoiaram os militares na proclamação da Republica

Respostas

respondido por: maarigibson
51
Olá, tudo bem?

A Proclamação da República no Brasil, em 1889, não foi um fenômeno popular. Foi um golpe contra Dom Pedro II, liderado pela elite agricultora, militares e burgueses, que não estavam satisfeitos com a forma que o imperador conduzia o país. A Proclamação foi feita como forma de manutenção de privilégios das elites, visto que Dom Pedro queria universalizar o acesso à educação e inserir os escravos, recém libertos, na sociedade, e não marginalizá-los.

Espero ter ajudado!
respondido por: EduardoPLopes
15

Apoiaram os militares na Proclamação da República, principalmente, as oligarquias nacionais, em especial os latifundiários, os industriais e a classe média liberal (advogados, médicos e jornalistas, por exemplo).

As oligarquias, maiores apoiadoras - em sentido de poder político - o fizeram principalmente por razões econômicas: o modelo econômico da Monarquia - em especial o modo como a Abolição foi realizada - não atendia às necessidades deste grupo social, que passou a apoiar o Golpe Republicano como forma de controlar a política nacional.

Já as demais classes o fizeram por razões ideológicas: acreditavam ser este o único modo de superar a condição de atraso econômico, tecnológico e cultural que o país vivia.

Vale ressaltar, contudo, que estes grupos eram minoritários: as massas, em grande parte, não participaram da Proclamação da República.

Mais sobre visões diferentes sobre a Proclamação da República em:

https://brainly.com.br/tarefa/20391012

Anexos:
Perguntas similares