(UFMG 2009)Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:A) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo.B) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.C) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.D) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.
Respostas
Olá!
Em geografia, fuso horário é cada uma das vinte e quatro áreas em que a Terra é dividida, seguindo a mesma definição de tempo cronométrico.
Anteriormente, o tempo solar aparente era usado, de modo que a diferença de tempo entre uma cidade e outra era de alguns minutos, caso as cidades comparadas não estivessem no mesmo meridiano.
O uso de fusos horários corrigiu parcialmente o problema, sincronizando os relógios de uma região ao mesmo tempo que a média solar.
Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é incorreto afirmar que:
B) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.
Resposta:letra b)
Explicação: