• Matéria: Geografia
  • Autor: Rutecouto646
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFSC 2016)Sobre o território catarinense, é CORRETO afirmar que:1) diferentemente de outros estados brasileiros, o planejamento catarinense foi descolado das diretrizes nacionais e apresenta reduzidas políticas econômicas e regionais e forte intervenção da iniciativa privada em setores considerados estratégicos.2) a mesorregião do Vale do Itajaí possui como principal característica a colonização alemã, sendo importante polo da indústria têxtil, com destaque para a exportação através do Porto de Itajaí.4) o Oeste catarinense foi a região que se consolidou mais tardiamente, tendo sido os interesses conflituosos entre Santa Catarina e Paraná (como a Guerra do Contestado), resolvidos apenas ao fim da década de 1910, uma das causas desse atraso.8) no período de 1930 a 1970, passa por transformações que consolidarão seu padrão de produção e integração tanto em termos regionais quanto nacionais.16) a mesorregião de Florianópolis foi colonizada por açorianos e espanhóis no século XVIII, apresenta um relevo litorâneo muitíssimo recortado, com pântanos, lagunas e falésias, e tem na pesca a atividade econômica mais importante.32) o Sul do estado de Santa Catarina, cujos principais municípios são Criciúma, Tubarão, Gravatal, Araranguá e Urussanga, teve colonização predominantemente italiana e suas principais atividades econômicas são o turismo, a indústria do vestuário, o extrativismo mineral e a indústria cerâmica.

Respostas

respondido por: maarigibson
5

A soma das proposições corretas é 46.

1 – FALSA. O planejamento do estado de Santa Catarina, assim como os outros, deve seguir as diretrizes nacionais para desenvolvimento e redução das desigualdades sociais. Embora exista influência da iniciativa privada, ela não é predominante.

2 – VERDADEIRA.

3 – VERDADEIRA.

8 – VERDADEIRA.

16 – FALSA. Há presença de cristas montanhosas descontínuas, que dividem as águas da ilha, além de esparsas planícies e presença de dunas que foram formadas pela ação do vento.

32 – VERDADEIRA.

Perguntas similares