(UFPB 2008)(Adaptado) O Brasil é comumente considerado, em sua espacialidade, uma nação marcada por grandes disparidades sociais e econômicas entre suas regiões. “Essas disparidades sociais e regionais em geral agravaram-se com o tipo de modernização ocorrido no país desde meados do século XX, com um crescimento industrial paralelo à maior concentração das riquezas e à integração nacional, e a formação de um espaço geográfico unificado.” (VESENTINI, José William. Geografia – série Brasil, 2005, p. 284).Nesse sentido, o espaço regional brasileiro caracteriza-se, conforme o mapa a seguir.(Adaptado de: Atlas Geográfico Escolar. IBGE, 2004, p. 160).A partir do texto e do mapa, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):1) As disparidades provocadas pela consolidação industrial e pelas rápidas modificações no espaço configuram a regionalização brasileira apresentada, sob o ponto de vista econômico.2) A industrialização do Brasil e sua concentração geográfica, na região R1, criaram um modelo do tipo centro-periferia. Essa organização do espaço coliga-se a uma divisão inter-regional do trabalho: a referida região especializou-se em produção industrial, e as demais fornecem matérias-primas, gêneros agrícolas e mão-de-obra.4) A região R3, denominada Amazônia, caracteriza-se pela produção industrial. Isso é resultado da implantação da Zona Franca de Manaus que provocou, em toda a região, um acentuado processo de urbanização e concentração de cidades médias.8) A região R2, denominada Polígono das Secas, estende-se ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e ao sudeste de Goiás, integrando a divisão tripartite. Essa foi a primeira região de povoamento europeu e principal região econômica do Brasil colonial por cerca de três séculos.16) O problema econômico nordestino intensificou-se a partir do ano de 1950, não apenas pelo declínio de sua incipiente atividade industrial, mas, sobretudo, pela retração da cultura canavieira, principal produto agrícola, e da cultura algodoeira, outro importante recurso dessa região.
Respostas
A afirmativa 1 é verdadeira, pois o Brasil é regionalizado do modo que é, com grandes diferenças entre as regiões norte e nordeste e sul e sudeste, por causa da concentração industrial (no eixo centro-sul) histórica brasileira, o que causou desenvolvimento desigual.
A afirmativa 2 é verdadeira, pois a região R1, o eixo centro-sul, não só teve concentração industrial como apresentou como consequência a criação de centros urbanos/econômicos e suas periferias, desigualdade social e econômica típica das sociedades industrializadas.
A afirmativa 4 é falsa, pois a região amazônica não é caracterizada pela industrialização.
A afirmativa 8 é falsa, pois a região não abrange nem o norte do Espírito Santo e nem o sudeste de Goiás.
A afirmativa 16 é verdadeira, sendo uma das explicações para o declínio histórico da região nordeste, que já foi o principal centro da atividade econômica nacional.