Texto 01:
O Estado tem (ou deveria ter) sua razão de existir quando tem como objetivo a busca constante da Justiça Social e da Igualdade entre as pessoas, e isso ele cumpre quando oferece educação de qualidade, bons serviços de saúde, segurança, enfim proteção social a sua população. Para isso pagamos impostos.
E quando se pensa em boa administração, o que o gestor público tem que ter em mente é que tem o dever de administrar bem o patrimônio público, afinal de contas ele administra interesses de terceiros, que é o povo.
Disponível em: . Acesso em: 22 de jun. 2018.
Texto 02:
Impõe-se a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. Esse dever, bem lembrado por Carvalho Simas, corresponde ao dever de ‘boa administração’ da doutrina italiana, o que já se acha consagrado, entre nós, pela Reforma Administrativa Federal do Dec.-Lei 200/67, quando submete toda atividade do Executivo ao controle de resultado (arts. 13 e 25,V), fortalece o sistema de mérito (art. 25, VIII), sujeita a Administração indireta a supervisão ministerial quanto à eficiência administrativa (art. 26, III) e recomenda a demissão ou dispensado servidor comprovadamente ineficiente ou desidioso (art. 100)”.
Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2018.
Considerando os textos expostos, pode-se afirmar que eles se referem a alguns princípios básicos da Administração Pública. Assinale a alternativa que apresenta os princípios os quais os textos se referem:
Alternativas
Alternativa 1:
Princípios da Legalidade e da Eficiência.
Alternativa 2:
Princípios da Moralidade e da Eficiência.
Alternativa 3:
Princípios da Moralidade e da Legalidade.
Alternativa 4:
Princípios da Publicidade e da Morallidade.
Alternativa 5:
Princípios da Impessoalidade e Moralidade.
Respostas
Olá!
A resposta correta é a Alternativa 1. Veja abaixo o motivo:
O princípio de Legalidade significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, o qual é referido no Texto 1 quando o autor fala que o Estado tem como objetivo a busca constante da Justiça Social e da Igualdade entre as pessoas, e, faz (ou deveria fazer) isso quando oferece serviços de qualidade para a população, como educação e saúde.
Já o Texto 2 refere-se ao princípio da Eficiência, o qual exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Letra B - Princípios da Moralidade e da Eficiência.