Observe a forma como é feita a colocação pronominal dos termos em destaque nos textos,agrupe-os segundo usos similares e justifique cada uma das ocorrências com base nas regras estudadas?
Respostas
Olá!
Os textos a que se refere a pergunta seguem em anexo indicando suas respectivas expressões destacadas.
As formas destacadas são pronomes oblíquos colocados em forma de próclise, ênclise e mesóclise.
PRÓCLISE (pronome antecedendo o verbo): se falar, se referir, se tornou. As duas primeiras ocorrências se justificam na presença da conjunção atrativa que as antecede. A terceira se justifica na presença do advérbio atrativo que a antecede.
MESÓCLISE (pronome intercalado no verbo): far-se-á, ir-me-ia. As ocorrências da mesóclise se justificam na relação do pronome com um verbo no futuro do presente e no futuro do pretérito, respectivamente.
ÊNCLISE (pronome sucedendo o verbo): expedindo-se, falta-me. As duas ocorrências se justificam no fato de ambas iniciarem suas orações: uma após vírgula, outra após sinal de pontuação.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Resposta:
far-se-á e ir-me-ia: mesóclise com futuro do presente e futuro do pretérito, respectivamente. Expedindo-se e Falta-me: ênclise após vírgula e em início de frase, respectivamente. se falar e se tornou: próclise pelas palavras atrativas que (conjunção subordinativa) e somente (advérbio); se referir: próclise com infinitivo pessoal antecedido de preposição.