Respostas
Nas eleições de 1930 ainda era mantida o revesamento de candidatos entre PRP (partido republicano paulista) e PRM (partido republicano mineiro) - famosa política café com leite.
Quem estava na presidência era um candidato do PRP -Washington Luís-, assim ele deveria apoiar um do PRM para vencer as eleições de 1930, mas o que aconteceu foi que ele apoiou Júlio Prestes, outro paulista, rompendo assim com a política café com leite.
PRM então criou a Aliança Liberal, que era uma parceria com outros estados, conseguiu o apoio da Paraíba que deu o candidato João Pessoa para vice presidente, e o apoio de Rio Grande do Sul que deu o candidato a presidente Getúlio Vargas.
Assim as eleições chegaram, e quem venceu foi o paulista Júlio Prestes do PRP. A aliança liberal começou a procurar um motivo para tirar Júlio do poder.
O motivo chegou pouco tempo depois, com a morte de João Pessoa - vice de Getúlio-, João foi assassinado por um motivo pessoal, algo com envolvimento de terras, mas o partido de Getúlio espalhou que João foi morto por motivos políticas, difamou o governo o que ocasionou na saída de Júlio Prestes e Washington Luís.
Assim, no dia 24 de Outubro de 1930 uma junta militar ocupa o palácio do catete e aguarda a presidência de Getúlio Vargas