conforme se nota no trecho de mayombe pepetela utiliza na fala do Comissário uma linguagem caracterizada pela escolha de palavra
Respostas
Olá!
A) incompreensíveis por parte dos trabalhadores de baixa escolaridade.
Incorreto. A linguagem utilizada pelo Comissário que se dirigia aos trabalhadores era objetiva e de fácil compreensão a eles.
B) carregadas de ideologia para difundir os objetivos dos guerrilheiros.
Correto. O Comissário escolheu palavras cirúrgicas no objetivo de fazer com que os trabalhadores refletissem sobre as condições de trabalho em que vivem.
C) próprias dos povos cultos de Angola onde se passa o conflito narrado.
Incorreto. O Comissário constrói sua fala em Português.
D) sofisticadas do vocabulário das populações da região do rio Lombe.
Incorreto. Como já observado na análise do item A, o Comissário enuncia sua fala de maneira objetiva e clara a seu público.
E) difíceis de entender por serem de dialetos angolanos em extinção.
Incorreto. Como já observado na análise do item C, o Comissário constrói seu discurso em língua portuguesa.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Resposta:
Explicação: A obra é uma reflexão, envolta pelos ideais socialistas, sobre a dura realidade da sociedade angolana, sobre as perspectivas do movimento de libertação e da população local em relação aos princípios conflitantes do MPLA.
Cada personagens luta a seu modo por seus ideais de libertação. Em meio a isso, vimos uma Angola despedaçada e sem unidade. O livro procura retratar esse desfacelamento e critica as lutas de grupos que não se unem por um ideal comum.
A estrutura narrativa polifônica (várias vozes), que retrata os acontecimentos sob o ponto de vista de várias personagens em primeira pessoa, revela o profundo respeito a cada homem na sua individualidade e o desejo do autor de transformar os agentes da revolução em sujeitos da luta.
Durante toda a narrativa, ocorre um mesmo registro linguístico, apesar do abismo existente entre as classes sociais das personagens e as suas origens culturais, o que reforça a ideia de propor a igualdade entre as pessoas. Além disso, há a tentativa de criar um ideal nacionalista que una os diferentes povos da região e o MPLA em oposição ao colonialismo.