A técnica das corridas sobre barreiras são formadas por três fases: impulsão, transposição e recepção. Entretanto, um elemento-chave que deve ser considerado é a velocidade (ou a corrida entre as barreiras).
Considerando os conhecimentos adquiridos sobre o assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A aprendizagem da corrida sobre barreiras deve ser realizada em etapas contemplando a preparação do aluno/atleta para transpor a barreira de forma correta, pois o movimento de pernas executado corretamente e associado à velocidade serão ingredientes para uma prova eficaz.
PORQUE
II. Uma dica para a prática na transposição é que no momento do ataque à barreira o pé da perna de ataque precisa ter uma extensão tamanha como se tivesse mostrando a parte plantar do pé.
Respostas
(Alternativa 1)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta:
A afirmativa I é verdadeira, pois o atleta do salto sobre barreiras deve obedecer à mesma lógica geral dos demais atletas profissionais, de modo a executar corretamente todos os movimentos que compõem uma boa prova de atletismo, devendo aprendê-las em fases.
A afirmativa II é verdadeira, pois no momento da transposição a perna deve estar o mais esticada possível, de modo que o atleta "mostre" a face plantar do pé no exato momento em que transpõe, com a perna totalmente esticada, a barreira.
A afirmativa II exemplifica e justifica a afirmativa I, demonstrando um dos movimentos necessários para a boa execução.
É correta a alternativa 1.
Explicação: