• Matéria: História
  • Autor: alencaesibelly
  • Perguntado 7 anos atrás

Como vivem as Comunidades Quilombolas do Estado de São Paulo quais são os seus trabalhos suas moradias e seus costumes e etc gente me ajudem e para amanhã dia 10 de agosto de 2018

Respostas

respondido por: vitanascimento
8

As regiões onde ainda residem os descendentes de escravos são denominadas comunidades quilombolas. No Brasil, já foram identificadas muitas comunidades que têm nos quilombos sua origem histórica. No estado de São Paulo existem mais de 80 comunidades quilombolas, e cerca de 30 destas se localizam na região do Vale do Ribeira do Iguape. Em Eldorado, são seis comunidades: São Pedro, Ivaporunduva, Nhunguara, André Lopes, Sapatu e Galvão.

Grandes comunidades como Ivaporunduva, São Pedro, Pedro Cubas, Pilões e Maria Rosa já foram reconhecidas e tituladas pelo governo do estado de São Paulo.

Para serem reconhecidas, não é preciso que as comunidades tenham sido formadas apenas por escravos fugidos, mas precisam ter algumas características, como uma população negra vivendo em área rural e cultivando para sua sobrevivência, além de costumes e tradições referentes às comunidades que ocupavam o quilombo de origem.

Ainda hoje, muitos descendentes dos escravos lutam na justiça para ter a propriedade coletiva das terras em que vivem. A Constituição de 1988 reconheceu aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o direito à propriedade definitiva, devendo o Estado emitir o título respectivo de posse.

Como seus antepassados, a vida dos quilombolas de hoje em dia também é de muita luta. Além da questão territorial, os moradores das comunidades negras batalham para manter seu modo de vida tradicional. Muitas destas comunidades quilombolas realizam atividades agrícolas e extrativas, a pesca e a criação de animais que são as atividades de subsistência, existindo ali um trabalho coletivo com a prática de mutirões, na troca de dias de serviços, nos momentos culturais entre eles, nos bailes e nas festas religiosas envolvendo não só a comunidade, mas outras vizinhas.

O cultivo de maior produção é de feijão e milho. As plantas medicinais são cultivadas nos quintais e nas roças.

Na atualidade, as chamadas políticas afirmativas são formas pelas quais a sociedade brasileira busca resgatar uma dívida com os descendentes dos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos.

Afinal, foram inúmeras as violências cometidas no Brasil contra os africanos, desde o início da colonização. Além do fato de terem sido tirados de seus locais de origem, foram transportados em péssimas condições a um outro continente e vendidos como mercadorias.

Nesse processo, não houve respeito aos laços familiares, aos seus costumes e ao sentimento de pertencer a um grupo que une os indivíduos por tradições, sua história, sua língua e outros aspectos.

O dia 20 de novembro foi proclamado como o Dia da Consciência Negra. A transformação desta data em Dia da Consciência Negra é um marco na luta pela igualdade racial brasileira. Essa data foi escolhida porque Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Trezentos anos depois de sua morte, em 1995, Zumbi foi reconhecido como herói nacional.

Esse dia tornou-se muito mais que uma data comemorativa. É um dia de memória e reflexão sobre a atual situação da população afrodescendente brasileira.

Perguntas similares