Competência tributária é a possibilidade dada pela Constituição Federal (exclusivamente) de a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios criarem tributos por meio de lei, aumentá-los, minorá-los, isentar e perdoar contribuintes (remitir créditos, anistiar multas), ou mesmo deixar de tributar.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal, não cria tributos, apenas permite que os entes políticos o façam por meio de suas próprias leis.
II. Toda a competência tributária decorre exclusivamente da Constituição Federal, sendo exercida pela União, Estados, DF e Municípios por meio de leis produzidas pelos Legislativos de cada um desses entes políticos.
III. A privatividade da competência tributária é decorrência natural do princípio federativo, de autonomia dos entes federados, cabendo, em regra, interferência somente da União sobre a tributação de outro ente estatal, dada a supremacia hierárquica constitucionalmente prevista.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. I e II.
c. II e III.
d. III.
e. I e III.
Respostas
respondido por:
106
As Assertivas corretas são I e II. Corrigido pelo AVA
respondido por:
30
A alternativa correta é a B.
A Constituição Federal traz as competências tributárias delineadas, porém cabe aos entes da federação (União, Estados e Municípios) estabelecerem as regras e tributos que serão cobrados. Existe alguma discricionariedade, visto que alguns tributos jamais foram cobrados.
Cabe ao Poder Legislativo formular e votar os tributos, bem como seus aspectos técnicos como alíquotas e entre outros, que também podem ser decididos, em alguns casos, pelo Poder Executivo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás