cite apenas duas que contribuições a Psicologia pode dar à Pedagogia em duas práticas educacionais
Respostas
Olá.
Pontuo 5 contribuições abaixo, mas todavia, é importante denotar que a área da educação existe a partir da ponte criada entre a Pedagogia e a Psicologia - havendo correlações diretas.
Seguem algumas das contribuição da Psicologia para a pedagogia:
• Estudos sobre desenvolvimento humano. Os estudos sobre o desenvolvimento humano (área da Psicologia) contribuem grandemente à pedagogia por diversos motivos - entre eles, por oferecer base aos métodos de ensino; auxílio na promoção da aprendizagem significativa, relacionando o tipo de conteúdo com o suporte biológica (estudos cognitivistas, como o de Piaget); auxílio na determinação de um "normal", permitindo a oferta a tratamentos adequados aos indivíduos que são acometidos por algum transtorno.
• Intervenções psicológicas em indivíduos acometidos por transtornos. Enquanto a sala de aula foi foco apenas dos pedagogos, haviam entraves quanto a resolução de diversos problemas - principalmente os tangiam à relação com pessoas acometidas por alguma patologia. A Psicologia auxilia na visão e compreensão de diversas patologias, tornando a pedagogia capaz de desenvolver melhor as pessoas em sala de aula (principalmente em aprendizagem).
• Estabelecimento de padrões de inteligências e métodos mais eficazes. A ciência psicológica influencia diretamente os métodos pedagógicos e o tipo de conteúdo a ser dado em sala de aula. Como exemplo, tome a supervalorização de QIs altos no século passado, o que não acontece da mesma maneira hoje, pois assumiram que existem padrões de inteligências que são diferentes dos lógicos matemáticos (Teoria de Howard Gardner). Hoje em dia, vários tipos de inteligências são estimuladas nas vivências individuais.
• Estudos sobre relações no contexto escolar. Assunto muito abordado por Henry Wallon, que afirmava que as relações no contexto escolar iriam influenciar diretamente o desenvolvimento daqueles que estão no "meio de aprendizagem".
• Estudos sobre comportamento humano. Esse tipo de estudo interfere diretamente na compreensão do indivíduo a partir de seu comportamento, criando possibilidades de moldagens com base em "padrões adequados".
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos