Faça uma breve explicação, demonstrando os motivos pelos quais o Patrimônio Líquido é apresentado no Passivo dentro do Balanço Patrimonial.
Respostas
Oie, tudo bem?
De acordo com o CPC 00 o Balanço Patrimonial é constituído de três grupos:
- Ativo
- Passivo
- Patrimônio Liquido
O Ativo dividi-se em Circulante e Não Circulante e evidencia os bens e direitos da empresa;
O Passivo também divide-se em Circulante e Não Circulante e evidencia as obrigações da empresa com terceiros;
O Patrimônio Líquido representa o valor residual dos ativos da entidade (o dinheiro que sobra) depois de deduzidos todos os seus passivos (depois de paga todas as contas);
Assim, vê-se que o Patrimônio Líquido representa o valor que sobra após a empresa quitar suas dividas com terceiros (tal como fornecedores, bancos, etc), sendo que o valor restante será destinando a um outro grupo de pessoas com as quais a empresa também tem uma obrigação: sócios e acionistas.
Bons estudos ;)
Patrimônio Líquido é o nome dado ao grupo do Balanço Patrimonial onde ficam as contas relacionadas a constituição da empresa, aos sócios e ao lucro ou prejuízo, tais como:
- Capital Social da empresa (subscrito e a integralizar);
- Reservas de destinação do Lucro (legal, estatutária, tesouraria, de lucros, de lucros a realizar, dentre outras);
- Ajuste de Avaliação Patrimonial,
- Quotas em tesouraria;
O Patrimônio Líquido fica localizado no lado direito do Balanço Patrimonial(crédito) onde ficam registradas as obrigações da entidade.
Na contabilidade o Patrimônio Líquido é considerado equivalente a um passivo, pois representa obrigações que a empresa possui com os seus sócios e acionistas, que realizaram investimento da entidade. Assim, o Patrimônio Líquido é o interesse residual que sobra após os ativos serem utilizados para quitar as obrigações com terceiros.
Espero ter ajudado ;)