Respostas
Há no organismo algumas glândulas das quais a função é essencial para a vida.
Substâncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue Ex: Supra-renais,
São conhecidas pelo nome de glândulas endócrinas ou de secreção interna, porque as hipófise, ovário, testículo.
Glândulas exócrinas: secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas.
Mistas: secretam tanto para dentro quanto para fora do corpo. Ex: pâncreas, testículos e ovários.
Hipófise
A hipófise, ou glândula pituitária, é uma glândula endócrina, situada na base do cérebro, (na região conhecida como Sela Turca) que produz numerosos e importantes hormônios por isso reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha e está dividido em duas partes, o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). Adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro-hipófise possui origem nervosa.
A Hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas (o que lhe rende o apelido de glândula-mãe ou glândula-mestra).
Função
Ela coordena o funcionamento das demais glândulas, porém não é independente, obedece a estímulos do hipotálamo. A hipófise é formada de três partes: A hipófise anterior ou adeno-hipófise, hipófise intermediaria e hipófise posterior. A atividade das células hipofisárias e a emissão de seus hormônios no sangue estão sob o controle de centros nervosos situados na base do cérebro, na região denominada hipotálamo. As relações entre as duas estruturas se fazem por intermédio de substâncias químicas: os fatores de liberação, secretados por alongamentos de células especializadas do hipotálamo. Dos sete hormônios produzidos pela adeno-hipófise, quatro exercem sua ação por intermédio de uma outra glândula endócrina.