“Somente depois de rompermos os limites da fase do conhecimento e percebermos o outro em sua totalidade, rompemos a atmosfera do estranhamento e iniciamos uma relação que respeita as particularidades do outro.”
A partir do fragmento de texto e discuta aqui no fórum sobre as seguintes questões tratadas na Unidade 1:
O que significa romper os limites da fase do conhecimento?
O que é estranhamento?
Somos produtos e produtores da sociedade? Como? Que situações comprovam a sua resposta? Você concorda com seus colegas? Discorda? Em que? Como?
A linguagem influencia na formação de uma cultura?
Respostas
Olá, amigo(a)!
Quando rompemos os limites da fase do conhecimento estamos desafiando o conhecimento já construído e buscando novos conhecimentos, novas experiências e conclusões.
Um dos fundamentos essenciais para romper esses limites é o estranhamento. Estranhar é questionar, criticar e problematizar aquilo a que estamos acostumados ou que acreditamos ser a normalidade.
Nós somos produtos e produtores na sociedade uma vez que construímos sem interrpupção conhecimento e cultura, ao passo que a sociedade também nos molda.
Vamos pensar no seguinte exemplo: nós construímos as mídias sociais. Alimentamos todos os dias a cultura cibernética, onde nossas vidas são expostas por meio de aplicativos e redes sociais. Entretanto somos também moldados por essas interfaces, quando seguimos as opiniões que ali circulam.
Sobre a influência da linguagem na cultura, é assertivo dizer que toda liguagem constitui uma ordem do discurso, no sentido foucaultiano, que produz dispositivos de cultura. Assim, quando se tem uma determinada liguagem, consequentemente se pode observar instrumentos e orientações culturais que derivam das práticas nascidas dentro dessa linguagem.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!