1) A superestrutura seria, para Gramsci, compreendida como um conjunto dinâmico, complexo, e pleno de contradições, através do qual a classe hegemônica exerce sua dominação via instrumentos repressivos ou culturais , cuja função seria justamente disseminar a ideologia dominante para as classes subalternas e auxiliares, processo no qual o Estado, ao ampliar suas funções, sobretudo as de caráter educativo. De acordo com o pensamento gramsciano, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Para Gramsci o poder da classe dominante também se expressa no campo da cultura, definido por Marx como superestrutura, que reflete as relações sociais de produção em todas as suas esferas. PORQUE II. Para o autor, a dimensão material da sociedade, também chamada de infraestrutura, se relaciona dialeticamente com o campo da cultura. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições falsas. b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
Olá!
As duas alternativas estão corretas e se completam. Letra C.
Marx define os conceitos de supra e infra estrutura, Gramsci se preocupa em evitar que a construção cultural ou algum elemento da supra-estrutura se destaque em relação a ideologia.
Além disso ele visualiza a ideologia como parte da estrutura afirmando que não são as ideologias que modificam organização mas sim o contrário, pois é necessário saber distinguir as ideologias arbitrárias das historicamente orgânicas e as racionalizadas.
Até mais!
Alternativa C está correta.
Explicação:
Marx define os conceitos de supra e infra estrutura, Gramsci se preocupa em evitar que a construção cultural ou algum elemento da supra-estrutura se destaque em relação a ideologia.
Além disso ele visualiza a ideologia como parte da estrutura afirmando que não são as ideologias que modificam organização mas sim o contrário, pois é necessário saber distinguir as ideologias arbitrárias das historicamente orgânicas e as racionalizadas.