3)
A Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate) tem trabalhado como assistente da União e da Aneel (rés) nas ações que questionam o pagamento de parte das indenizações devidas às transmissoras. Os industriais conseguiram uma decisão parcial. A Justiça de primeira instancia concedeu liminar determinando a retirada do componente do custo de capital próprio componente do Custo Médio Ponderado de Capital –WACC, utilizado normalmente em revisões tarifárias. Com isso, foram retirados R$ 8,9 bilhões da conta. Em relação ao Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC), analise as proposições abaixo;
I - É uma taxa utilizada para descontar os fluxos de caixa de uma empresa.
II - É o custo de oportunidade para os acionista e proprietários da organização
III – É a taxa mínima de atratividade ou retorno mínimo desejado por aqueles que são proprietários e acionistas da organização.
IV - Para o cálculo do CMPC serão consideradas apenas as fontes de financiamento variáveis, ou de curto prazo.
Após a análise das proposições acima, quais proposições apresentam características da CMPC;
Alternativas:
a)
Apenas I e IV.
b)
Apenas I, II e IV.
c)
Apenas a I e II.
d)
Apenas a I, II e III.
e)
Apenas I, III e IV.
Respostas
respondido por:
6
Bom dia,
Analisando cada uma das afirmativas:
I - VERDADEIRO - Uma das funções principais do Custo médio ponderado de capital (CMPC) é calcular o valor da entidade quando utilizado como taxa de desconto dos fluxos de caixa futuros.
II - VERDADEIRO - Essa taxa determina a remuneração sobre o capital investido pelos acionistas, bem como o custo de oportunidade desse investimento.
III - VERDADEIRO - Outra função do CMPC é a análise de viabilidade econômica de projetos, servindo com uma taxa mínima de atratividade para aceitação do projeto.
IV - FALSO - Para cálculo do CMPC são usados os capitais investidos, tanto por terceiros, como capital próprio.
Resposta Correta: LETRA D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás