“Entre os instrumentos de gestão que permitem as reduções e fechamentos de leitos de hospitais psiquiátricos de forma gradual, pactuada e planejada, está o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria), instituído em 2002, por normatização do Ministério da Saúde” (BRASIL, 2005, s/p).
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. Brasília, 2005. Disponível em Acesso em 15/05/2018.
Sobre o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria), é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
Tal Programa destina-se a promover o aumento dos leitos manicomiais em todas os municípios brasileiros.
b.
Esse programa é responsável pelo aumento dos casos de isolamento entre os pacientes diagnosticados com transtorno mental.
c.
Trata-se da instituição, no Brasil, do primeiro processo avaliativo sistemático, anual, dos hospitais psiquiátricos. (CORRETA. CORRIGIDA AVA)
d.
Trata-se de um programa restrito aos usuários de álcool e outras drogas.
e.
O Programa configura-se como um grande diferencial para a consolidação do modelo de atenção centralizado no hospital psiquiátrico.
Respostas
Olá!
O Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria surgiu como um projeto de desinstitucionalização que possui como objetivo reduzir gradualmente o número de leitos nos hospitais psiquiátricos, sendo voltado para todo e qualquer paciente que estivesse longamente internado.
O PNASH/Psiquiatria, como programa da Reforma Psiquiátrica, visa a reinserção social das pessoas que possuem transtornos mentais graves por meio da desinstitucionalização destes pacientes que permaneciam isolados por estarem internados. Desta forma, a descentralização do hospital psiquiátrico em relação ao tratamento destes pacientes é um dos elementos-chave que pautam esta política, principalmente após a criação dos CAPS e das residências terapêuticas.
Logo, a alternativa correta é a letra C.
Trata-se da instituição, no Brasil, do primeiro processo avaliativo sistemático, anual, dos hospitais psiquiátricos.