A figura mostra esquematicamente como é feita a leitura de dados em um disco rígido. Os dados são gravados em trilhas, e cada trilha é uma região circular a uma determinada distância do centro. A quantidade de dados gravados é proporcional ao comprimento da trilha. Na imagem, podemos ver algumas dessas trilhas. Para gravar ou ler dados, a cabeça de leitura e gravação (que pode se mover para a direita ou para a esquerda) é posicionada sobre uma trilha enquanto o disco gira a altas velocidades. Durante a leitura ou gravação, a velocidade de rotação do disco permanece constante.Supondo que a leitura da trilha mais externa é feita a uma taxa de 75,0 Mb/s (75 megabits por segundo) e que ela está a uma distância do centro cinco vezes maior que a trilha mais interna, podemos calcular a taxa de leitura da trilha mais interna (em Mb/s) como sendo igual aa) 75,0.b) 60,0.c) 375,0.d) 15,0.e) 135,0.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Olá!
Para resolvermos este problema temos que pensar em proporção.
Se a velocidade é constante e se a quantidade de dados é proporcional ao cumprimento da trilha, deduzimos que quanto maior a trilha maior será a quantidade de dados gravados.
Então, se a trilha mais longa grava 75 megabits por segundos e a trilha mais interna (que é o que queremos saber) grava 5 vezes menos dados por segundo, devemos dividir a quantidade da trilha maior por 5 (75 / 5) e teremos 15 como resultado.
Alternativa d.
deborapacf:
Mas como saber se a quantidade de dados é proporcional ao comprimento da trilha?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás