O mundo apresenta-se sob diversas formas de regionalização. Uma delas é a divisão Norte-Sul.Essa divisão, majoritariamente, é uma regionalizaçãoa)ideológica, usada para empoderar o sul, que se apresenta em maior número de países e sempre esteve subjugado aos países ricos, tendo nas décadas recentes sua importância econômica ampliada.b)socioeconômica, proposta para atualizar a Teoria dos Mundos, que, apesar de estar cada vez mais em desuso, ainda é utilizada, separando os países desenvolvidos do grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.c)cultural, uma vez que é adotada apenas por alguns grupos que têm nessa forma de divisão qualquer identidade, não tendo seu uso disseminado em algum período da história.d)geográfica, já que respeita a localização da maior parte dos países que integram cada uma das partes, sendo raras as exceções que não fazem parte do hemisfério que deu nome para a sua classificação.e)política, já que reúne, em cada um dos grupos, países com as mesmas orientações políticas, com ideais semelhantes e, consequentemente, práticas geopolíticas alinhadas.
Respostas
a)ideológica, usada para empoderar o sul, que se apresenta em maior número de países e sempre esteve subjugado aos países ricos, tendo nas décadas recentes sua importância econômica ampliada.
Falso. A regionalização norte-sul não tem função de empoderamento sulista, dado que ela foi criada pelos europeus para favorecer os países do hemisfério superior.
b)socioeconômica, proposta para atualizar a Teoria dos Mundos, que, apesar de estar cada vez mais em desuso, ainda é utilizada, separando os países desenvolvidos do grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Correto. A teoria norte-sul tem função socioeconômica, objetivando a separação do mundo em seus três estágios, utilizados principalmente durante a Guerra Fria.
c)cultural, uma vez que é adotada apenas por alguns grupos que têm nessa forma de divisão qualquer identidade, não tendo seu uso disseminado em algum período da história.
Falso. Há, de fato, uso generalizado destes conceitos divisores, e, portanto, é incorreto afirmar que não teve seu uso disseminado no período da Guerra Fria, destacadamente.
d)geográfica, já que respeita a localização da maior parte dos países que integram cada uma das partes, sendo raras as exceções que não fazem parte do hemisfério que deu nome para a sua classificação.
Falso. Muitas exceções podem ser apontadas, a que merece mais destaque é a Austrália, que apesar de localizar-se, geograficamente, no hemisfério sul, é considerada parte do hemisfério norte.
e)política, já que reúne, em cada um dos grupos, países com as mesmas orientações políticas, com ideais semelhantes e, consequentemente, práticas geopolíticas alinhadas.
Falso. Basta que se perceba que países como China e Coréia do Norte, ambos sob regimes socialistas, encontram-se também no norte, onde estão os Estados Unidos da América.