Como um dos instrumentos de campanha de divulgação dos meios de prevenção ao HPV, um encarte traz a seguinte afirmação:“HPV – Um vírus mais que democrático”A frase revela uma das preocupações importantes da saúde pública quanto à infecção pelo HPV, que é desfazer a ideia de que essa doençaa)preocupa apenas as mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual.b)tem baixa incidência no Brasil por ser de difícil transmissão.c)infecta apenas as mulheres, sem necessidade de preocupação para homens.d)gera sintomas, em geral, mais graves para mulheres do que para os homens.e)manifesta os sintomas apenas em homens, já que as mulheres são portadoras assintomáticas.
Respostas
Olá!
O HPV é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus “Papilomas vírus humano”.
Costuma causar lesões na mucosa ou verrugas na pele, dentre outros sintomas e pode ser a causa de vários tipos de câncer (colo de útero, garganta ou anal, por exemplo)
A forma mais conhecida de transmissão é através do contato sexual (com um simples contato, sem necessariamente haver troca de fluidos).
Em casos raros, o contágio pode ocorrer em contato com a pele e por isso deve-se evitar o compartilhamento de roupas íntimas e toalhas.
A frase do encarte da campanha “um vírus mais que democrático” tem o objetivo de acabar com alguns mitos relativos à essa doença. Um dos principais mitos é de que a doença atinge somente as mulheres.
Portanto, alternativa C.