A caracterização da acidez de águas de chuva baseia-se no equilíbrio entre água pura e dióxido de carbono (CO2) atmosférico. O valor de pH 5,6 foi considerado “fronteira natural” nessa caracterização. Porém, valores de pH ao redor de 5 foram observados em regiões não poluídas, variando consideravelmente em função da eficiência da “limpeza atmosférica” pela água de chuva, assim como pelas condições geográficas dos ciclos de enxofre e nitrogênio ou emissões naturais de ácidos orgânicos. Desse modo, considera-se “chuva ácida” aquela que apresentar valor de pH < 5.FORNARO, A. Águas de chuva: conceitos e breve histórico. Há chuva ácida no Brasil? Revista USP, São Paulo, n. 70, p. 78-87, jun/ago. 2006 (adaptado).O fenômeno apresentado pelos textos tem como causa e consequência direta para a saúde humana, respectivamente, o(a)a)proximidade de lagos contaminados e o mau cheiro causado pelo enxofre e o nitrogênio da água da chuva.b)expansão de atividades ligadas ao setor primário e a contaminação dos solos e da produção de alimentos.c)desenvolvimento de atividades industriais e a ocorrência de alergias e outras irritações dermatológicas.d)presença de lixões nas áreas próximas da ocorrência e a proliferação de vetores de doenças como ratos, baratas e mosquitos.e)normalidade da circulação atmosférica e a recorrência de doenças respiratórias como bronquite e asma.
Respostas
a)proximidade de lagos contaminados e o mau cheiro causado pelo enxofre e o nitrogênio da água da chuva.
Falso. A proximidade de lagos contaminados não é um problema relevante por si só.
b)expansão de atividades ligadas ao setor primário e a contaminação dos solos e da produção de alimentos.
Falso. A expansão de atividades ligadas ao setor primário não causa, necessariamente, a contaminação de solos.
c)desenvolvimento de atividades industriais e a ocorrência de alergias e outras irritações dermatológicas.
Correto. O desenvolvimento de atividades industriais e o descarte incorreto dos resíduos, juntamente ao excesso de emissão de gases, pode provocar problemas dermatológicos.
d)presença de lixões nas áreas próximas da ocorrência e a proliferação de vetores de doenças como ratos, baratas e mosquitos.
Falso. Os lixões não estão diretamente associados ao processo de acidificação da água.
e)normalidade da circulação atmosférica e a recorrência de doenças respiratórias como bronquite e asma.
Falso. A circulação atmosférica em lugares contaminados não se dá na normalidade.