O bichoVi ontem um bichoNa imundície do pátioCatando comida entre os detritos.Quando achava alguma coisa,Não examinava nem cheirava:Engolia com voracidade.O bicho não era um cão,Não era um gato,Não era um rato.O bicho, meu Deus, era um homem.Manuel BandeiraA literatura pode ter função importante ao refletir sobre questões sociais. No poema de Bandeira, essa reflexão ocorre porque o eu líricoa)aponta, em um gesto crítico, a ação que desumaniza uma pessoa.b)indica, metaforicamente, o que era ser um homem no contexto de sua época.c)sintetiza o ideal higienista, de eliminar a pobreza da sociedade em que vivia.d)compara o homem a um animal, mostrando sua aversão aos pobres.e)descreve, com um olhar neutro e não opinativo, uma situação cotidiana.
Respostas
respondido por:
6
Olá!
No poema de Bandeira, o eu-lírico descreve uma cena em que vê um ser humano colocado em uma situação degradante que se confunde à de um animal.
Diante dessa situação, o narrador se posiciona de maneira parcial. Pode-se perceber sua indignação por meio de expressões como "meu Deus" para reagir ao fato.
A posição do eu-lírico reflete a opinião crítica do autor acerca dessa problemática social.
Resposta: A) aponta, em um gesto crítico, a ação que desumaniza uma pessoa.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
respondido por:
1
Resposta:
É alternativa A
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás