• Matéria: Física
  • Autor: caetanow
  • Perguntado 7 anos atrás

(PUC – PR) Fibrilação ventricular é um processo de contração desordenada do coração que leva à falta de circulação sanguínea no corpo, chamada parada cardiorrespiratória. O desfibrilador cardíaco é um equipamento que aplica um pulso de corrente elétrica através do coração para restabelecer o ritmo cardíaco. O equipamento é basicamente um circuito de carga e descarga de um capacitor (ou banco de capacitores). Dependendo das características da emergência, o médico controla a energia elétrica armazenada no capacitor dentro de uma faixa de 5 a 360 J. Suponha que o gráfico dado mostra a curva de carga de um capacitor de um desfibrilador. O equipamento é ajustado para carregar o capacitor através de uma diferença de potencial de 4 kV. Qual o nível de energia acumulada no capacitor que o médico ajustou?


(A)
100 J


(B)
150 J


(C)
200 J


(D)
300 J


(E)
400 J


Respostas

respondido por: faguiarsantos
57

Olá! Espero poder ajudar!

A Energia acumulada nos capacitores pode ser calculada pelo gráfico da curva da diferença de potencial V entre as placas e da carga Q. Basta que se calcule a área no gráfico.

Temos: E = QV/2

Analisando o gráfico, quando V = 4 kV(4000V), Q = 0,10 C .

E = 0,10 x 4000/2

E= 200J

Resposta correta: Letra C

respondido por: leandroalvesboy
9

Resposta:

C

Explicação:

é necessário fazer a área do triangulo, pois será proporcional à energia acumulada

poderia até confundir com a formula W=UxQ (que seria de carga elétrica e não de capacitores, que é E=(QXU)/2, mas 400j passaria do limite do desfibrilador (5j a 360j)

então será: (0,1x4000)/2 = 200J

Perguntas similares