As inteligências múltiplas são a capacidade para resolver problemas e criar produtos que possuam valor para determinadas culturas (GARDNER, 1994). Elas correspondem a capacidades específicas do espectro de atividades humanas e são pouco dependentes entre si. Entretanto, não funcionam de forma isolada, pois qualquer atividade humana depende de combinações entre os diferentes tipos de inteligência. Com relação às inteligências múltiplas proposta por Gardner, analise as alternativas a seguir.
(FONTE: GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das múltiplas inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994).
I – Inteligência Lógico-matemática.
II – Inteligência linguística.
III – Inteligência cenestésica.
IV – Inteligência musical.
V – Inteligência emocional.
Faz parte da teoria das Inteligências Múltiplas criada por Gardner? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas I, II e III.
b)
Apenas II, III e IV.
c)
Apenas III, IV e V.
d)
Apenas I, II, III e IV.
e)
I, II, III, IV e V.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Todas as alternativas pertencem ao grupo das inteligências múltiplas descritas por Gardner. Vamos à descrição de cada uma:
- inteligência linguística: domínio da linguagem e da comunicação. Não está restrita somente à comunicação oral, mas também à escrita, aos gestos e às expressões. Políticos, professores, discursistas costuma desenvolver bastante esse tipo de inteligência.
- inteligência lógico-matemática: capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas. A velocidade com que a pessoa consegue resolver os problemas é que determina o grau de inteligência. Ela se manifesta especialmente em pessoas ligadas às ciências exatas em geral.
- Inteligência espacial: capacidade de perceber o mundo através de perspectivas espaciais diferentes. O sentido de organização e projeção espacial é aguçado. Designers, pintores, arquitetos possuem um bom nível de desenvolvimento dessa inteligência.
- Inteligência musical: como o próprio nome já diz, refere-se a capacidade de compreender os sons e a organização melódica e harmônica. O treino faz parte do aperfeiçoamento. Os músicos são bons exemplos de pessoas com esse tipo de inteligência desenvolvida.
- Inteligência corporal e cinestésica: as pessoas que desenvolvem habilidades motoras e que conseguem mobilizar o corpo para expressar sentimentos, mensagens e situações possuem esse tipo de inteligência. Podem ser dançarinos, atores, atletas e demais pessoas que usam o corpo como meio de relação com o mundo.
- Inteligência intrapessoal: pertence ao grupo de pessoas que conseguem lidar de forma assertiva com seus sentimentos, refletindo e aprofundando seu entendimento sobre eles.
- Inteligência Interpessoal: possibilita ao homem “ler” gestos, palavras, comportamentos e posicionamentos pessoais que se encontram subentendidos. São pessoas com grande empatia, que conseguem detectar configurações interpessoais e intrapessoais. Fazem parte desse grupo os professores, psicólogos, educadores, psiquiatras,
- Inteligência naturalista: como o próprio nome já diz, se relaciona com a natureza, possibilitando que o homem compreenda e conviva com os elementos naturais – clima, animais, meio ambiente – de forma compreensível e harmônica.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!