Jean Piaget é um dos grandes expoentes da psicologia da educação. Seus estudos influenciam os saberes psicológicos e pedagógicos no mundo todo. Tendo sido a epistemologia genética tão relevante para a produção intelectual sobre os processos de aprendizagem. Considerando o objeto de estudo desta ciência, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A epistemologia genética se ocupa principalmente do sujeito epistêmico, considerando os processos do pensamento desde a infância inicial até a idade adulta.
Alternativa 2:
A epistemologia genética se ocupa principalmente das formações de pensamento construídas pelo viés cultural, considerando a importância dos processos históricos.
Alternativa 3:
A epistemologia genética se ocupa principalmente de como o homem constrói sua vida cognitiva, atribuindo grande valor para as prerrogativas filosóficas de sua época.
Alternativa 4:
A epistemologia genética se ocupa principalmente do desenvolvimento biológico da criança, se interessando pela influência da maturação neuronal na atividade cognitiva.
Alternativa 5:
A epistemologia genética se ocupa principalmente da saúde infantil, construindo considerações importantes sobre dificuldades de ensino-aprendizagem em relação aos distúrbios.
Respostas
Acredito que seja a Alternativa 4: A epistemologia genética se ocupa principalmente do desenvolvimento biológico da criança, se interessando pela influência da maturação neuronal na atividade cognitiva.
Pois no livro pág. 83 está descrito que a epistemologia genética é a ciência que estuda o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. Pelo fato de Piaget ser biólogo, ele em seus estudos, valorizou de forma significativa a influência do amadurecimento biológico dos indivíduos no processo de aquisição e estabelecimento das capacidades cognitivas.
A alternativa que melhor apresenta o sentido de epistemologia e a psicologia da educação é a número 4.
Sabendo disso, notamos que Piaget defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
Deste modo, o indivíduo está condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, porém, biologicamente, discordando das reflexões de Vigotsky que é a favor do desenvolvimento a partir do meio e das relações da criança ao longo de seu crescimento.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22792353