Dentro do tradicional esquema de revezamento entre São Paulo e Minas no governo federal, chegara a vez de Minas, na pessoa de seu presidente Antônio Carlos de Andrada. Mas Washington Luís tinha um candidato paulista, Júlio Prestes, que daria continuidade à sua reforma financeira e à sua administração. Frente a essa tentativa de marginalização da política mineira, a oligarquia desse estado aliou-se aos gaúchos, formando a Aliança Liberal, que apresentou as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa para disputar o pleito presidencial de 1930. Esse acordo eleitoral, que se concretizou em junho de 1929, significou uma grave ruptura interna da elite dirigente e não se vinculou apenas à disputa pelo poder entre um paulista e um mineiro."
(Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930. Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: Acesso em 19/07/2018)
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre os acontecimentos históricos brasileiros de 1930, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Em 1930 não tivemos uma revolução, mas sim uma disputa entre grupos poderosos, oligarquias, que disputavam o poder.
( ) Em 1930 tivemos uma grande ruptura histórica, uma mudança drástica na organização política brasileira, uma revolução de fato nas estruturas sociais brasileiras.
( ) Percebemos pelo texto que as disputas de poder da época eram muito maiores do que a simples competição entre um paulista e um mineiro.
( ) Com base no texto é possível perceber que o processo de 1930 só foi possível graças a grande mobilização social popular contra os desmandos do governo federal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – F – V – F
b)
F – V – F – V
c)
F – F – V – F
d)
V – V – F – F
e)
V – F – F – V
Respostas
respondido por:
7
Resposta correta: a)V – F – V – F
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás