cite algum país do mundo contemporâneo cujas práticas políticas foram ou são entendidas como imperialistas e explique o porquê
Respostas
Os EUA e a Europa são dois Estados imperiais que se diferenciam apenas no método de dominação e exploração. Enquanto o imperialismo europeu adota uma estratégia diplomática de “comércio-investimento-mercado”, os EUA utilizam a via colonial militarista; enquanto Bruxelas propõe um estilo de controle multilateral, consultivo e de cooperação, Washington lança mão da ação unilateral e do monopólio do poder; enquanto a Europa busca estabelecer uma cooperação com as elites dos países árabes e com Israel, Washington – influenciado pelos sionistas – prioriza uma relação apenas com Tel Aviv.
Ao analisar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), Petras mostra que esta organização “proporciona ao imperialismo estadunidense um amparo legal e de tomada de decisões para determinar o comércio, os investimentos, as políticas sobre a propriedade e a legislação trabalhista, bem como a natureza, o gasto, a forma e o conteúdo dos sistemas de saúde e educação” . Isso estabelece um novo sistema político, assim como a base legal para o controle de toda a estrutura socioeconômica da América Latina.
Petras também discute o uso da educação pela ALCA como um mecanismo de transição do neoliberalismo ao colonialismo. O exemplo mais visível é a interferência do Banco Mundial em favor de um maior profissionalismo, e contra a ideologia, nos programas educacionais. Na verdade, o que o Banco Mundial promove é uma ideologia pró-imperial que prepara tecnocratas para servirem as empresas multinacionais em oposição a toda idéia nacionalista.
O Brasil também 'e tido pelos países sul americanos como imperialista